top of page

Bem Vindos ao Ateliê Urucum!

Foto do escritor: Julia Maria PellicciottiJulia Maria Pellicciotti

Um espaço dedicado à encadernação artesanal.



Muito Prazer, meu nome é Julia Maria

Olá, Meu nome é Julia Maria e venho cultivando o Ateliê Urucum há muitos anos. Neste primeiro post decidi me apresentar e contar um pouco sobre a minha história com a encadernaçāo artesanal e compartilhar como o Ateliê Urucum foi tomando forma.

Desde o início da minha trajetória como educadora, psicóloga e professora de educação infantil compreendi a importância de fazer coisas com as minhas próprias mãos e de me manter conectada com a arte.

A sensaçāo de ver um caderninho tomando forma é maravilhosa. Reflexões profundas acontecem durante esse processo artesanal. Ao fazer coisas com as minhas próprias mãos (construir, costurar, escrever, desenhar, etc) posso dar vazão às idéias e entrar em contato com pensamentos que só surgem por conta do fazer. Posso me manter em contato com as criações humanas.


Cadernos para toda a vida

Como muitas pessoas que conheço, sempre fui apaixonada por caderninhos, um amor que foi sendo construído junto a outras amigas e amigos queridos. Os caderninhos tiveram (e continuam tendo) diferentes funções na minha vida:

Caderninhos de viagens! Páginas repletas de escrita, colagens e desenhos de lugares que foram sendo visitados. Estes caderninhos me ajudam a memorar e conhecer os lugares (perto ou longe) que estão sendo experiênciados. Como diz Paul Valéry: “Há uma imensa diferença entre ver uma coisa sem lápis na mão e vê-la desenhando-a." (2012). Desenhar traz uma presença e atenção inigualável para o espaço físico, ao desenhar eu posso, simultaneamente, conhecer o lugar e construir uma memória sobre aquele tempo espaço.

Caderninhos para escrever e compartilhar as emoções. Caderninhos para falar do dia a dia e escrever as famosas to do list, que organizam "a cabeça" e possibilitam estipular prioridades para o dia a dia e ajudar a manter o equilíbrio entre todas as dinâmicas e demandas que devem ser cotidianamente balanceadas.

Caderninhos para registrar o dia a dia ou para anotar uma palestra incrível. Cadernos para sentar num café e registrar a curadoria de uma linda exposição que foi visitada a poucos instantes - um desenho simples do mapa espacial, para relembrar cada peça e trabalho que me marcou.

Cadernos para apreender instantes, para nos conectar um com ou outro, elaborar sentimentos e ideias e criar projetos. Caderninhos para viver o entusiasmo que é viver junto as pessoas.


encadernação artesanal - Pesquisa, ação e aprendizados constantes

Esses caderninhos se tornaram tão parte da minha vida que comecei a conhecer e me interessar pelos trabalhos de artistas que fazem cadernos artesanais. Cadernos com estruturas variadas, dobras e cortes, e com papéis de diferentes texturas e gramatura. Desde então, quis aprender, quis me conectar com o ato de fazer caderninhos.

Neste tempo, aprendi muito com as crianças que a todo dia se põe a criar! Elas inventam cadernos com papel, grampeador, fita adesiva ou barbante. Vi lindos cadernos de tamanhos e dobras diversas sendo inventados por estas habilidosas mãos. As crianças nos ensinam e revelam a importância desse desejo de construírem caderninhos para desenhar e escrever suas histórias, projetos e invenções. Para expressarem seu amor por alguém.

Cadernos feitos com linha e agulha. Tantos conhecimentos adquiri nessa trajetória de costurar folhas umas às outras e conectá-las com diferentes pontos. Participei de workshops, me conectei com artistas, assisto videos-tutoriais e leio muitos livros. Este é um universo infinito e ainda tenho muito a aprender. (Este blog será também um espaço para compartilhar essas referências e pesquisa). A encadernação artesanal acontece junto, com, e muito (ou tudo) do que tenho feito até aqui é devido ao contato e aprendizado com milhares de outras pessoas que são tão apaixonadas quanto eu por esse manual, pelo ato de costurar caderninhos.


Ateliê Urucum: cadernos e blog.

Os cadernos do Urucum são costurados a māo, um a um, com materiais de qualidade e podem ser utilizados da forma que você preferir: para desenhar, sonhar, projetar, dar vazão para os seus pensamentos e ideias. Assim, desejo que a pessoa que receber esses cadernos possa ocupar suas páginas sem pauta das formas mais variadas.

O Ateliê Urucum é também um lugar para conversar sobre encadernação artesanal, deste modo, o blog do ateliê permite compartilhar parte dos meus processos de aprendizagem com você. Este blog tem o papel de nos conectar, além de me manter pesquisando, refletindo, aprendendo e fazendo caderninhos. É um prazer imenso poder compartilhar este espaço com você.






bottom of page